British Airways vs Virgin Atlantic
British Airways pede a funcionários para trabalhar sem remuneração. Será estranho que isto suceda? Porque passa a British Airways por dificuldades? Bem, talvez porque a BA pague ao pessoal de cabine £29,900, contra as £14,400 pagas pela Virgin Atlantic e as £20,200 da EasyJet. Já os pilotos da BA ganham em média £107,600, contra £89,500 para os da Virgin e £71,400 para os da EasyJet. A crise nesse aspecto não perdoa, os mais ineficientes normalmente fecham portas (fonte).
Isto também me levou a outra reflexão. Normalmente, associa-se as companhias de baixo custo a menor segurança. Isto porque são companhias que procuram minimizar os gastos e poderão, em teoria, recorrer a despesas em segurança mínimas para poupar. Já neste blogue tentei demonstrar que não é bem assim, pelo contrário, as companhias de baixo custo são das que mais segurança apresentam, por dois motivos: primeiro porque usam aviões recentes (mais seguros e gastam menos combustível) e segundo porque, exactamente por essa desconfiança natural com a segurança das mesmas, tendem em ter maior preocupação com a segurança dos seus aparelhos (imaginem, por exemplo, que o avião que caiu no vôo Rio de Janeiro - Paris era de uma low cost e não da Air France e perceberão onde quero chegar). Contudo, se as companhias grandes, com custos elevados, estão a passar nesta fase por dificuldades financeiras, não deveriam ser estas neste momento o alvo da desconfiança por parte dos utilizadores de avião?