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Despertar da Mente

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

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Despertar da Mente

18
Jun09

British Airways vs Virgin Atlantic

Jorge A.

British Airways pede a funcionários para trabalhar sem remuneração. Será estranho que isto suceda? Porque passa a British Airways por dificuldades? Bem, talvez porque a BA pague ao pessoal de cabine £29,900, contra as £14,400 pagas pela Virgin Atlantic e as £20,200 da EasyJet. Já os pilotos da BA ganham em média £107,600, contra £89,500 para os da Virgin e £71,400 para os da EasyJet. A crise nesse aspecto não perdoa, os mais ineficientes normalmente fecham portas (fonte).

 

Isto também me levou a outra reflexão. Normalmente, associa-se as companhias de baixo custo a menor segurança. Isto porque são companhias que procuram minimizar os gastos e poderão, em teoria, recorrer a despesas em segurança mínimas para poupar. Já neste blogue tentei demonstrar que não é bem assim, pelo contrário, as companhias de baixo custo são das que mais segurança apresentam, por dois motivos: primeiro porque usam aviões recentes (mais seguros e gastam menos combustível) e segundo porque, exactamente por essa desconfiança natural com a segurança das mesmas, tendem em ter maior preocupação com a segurança dos seus aparelhos (imaginem, por exemplo, que o avião que caiu no vôo Rio de Janeiro - Paris era de uma low cost e não da Air France e perceberão onde quero chegar). Contudo, se as companhias grandes, com custos elevados, estão a passar nesta fase por dificuldades financeiras, não deveriam ser estas neste momento o alvo da desconfiança por parte dos utilizadores de avião?

4 comentários

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    Jorge Assunção 18.06.2009

    "Primeiro, aviões recentes versus aviões antigos, significa que os mais recentes têm menos probabilidades de ter acidentes porque são mais novos?"

    http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,149260,00.html

    "Industry executives and many other experts counter that a plane's age can be almost irrelevant to its safety."

    Repara na expressão utilizada: "quase irrelevante". O que significa que não é irrelevante. E "many other experts", não todos os peritos. Contudo, reconhecem que um avião mais velho necessita de mais manutenção - maior custo, portanto. De resto, é interessante pensar, por exemplo, no motivo pelo qual o avião da Air France terá caído. Vamos supor que foi culpa dos censores de que tanto se fala (e que, pelos vistos, algum pessoal da Air France levou a sério tal hipótese, basta atentar às exigências que fizeram à companhia), o que está em causa? Que sensores mais antigos não eram tão eficazes quanto os sensores com tecnologia mais recente. Claro que, haverá sempre alguém disposto a dizer que o problema aqui não é o da idade em si, mas o da substituição dos sensores não ter sido realizada imediatamente.
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    Miguel Borges 18.06.2009

    Deixa-te ficar pela politica Jorge, por favor...
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    Jorge Assunção 18.06.2009

    Eu fico-me pela política quando me explicares Miguel se o avião não tem um ciclo de vida e se o avião não sofre fadiga.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Aloha_Airlines_Flight_243

    E mais isto:
    http://www.redorbit.com/news/politics/474353/us_proposes_age_limits_for_commercial_aircraft/

    "U.S. aviation regulators proposed for the first time on Tuesday operating limits for commercial aircraft to help avoid the most serious age-related metal fatigue cracks and other damage."

    Mas claro que eu não sou especialista.
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