Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

British Airways vs Virgin Atlantic

British Airways pede a funcionários para trabalhar sem remuneração. Será estranho que isto suceda? Porque passa a British Airways por dificuldades? Bem, talvez porque a BA pague ao pessoal de cabine £29,900, contra as £14,400 pagas pela Virgin Atlantic e as £20,200 da EasyJet. Já os pilotos da BA ganham em média £107,600, contra £89,500 para os da Virgin e £71,400 para os da EasyJet. A crise nesse aspecto não perdoa, os mais ineficientes normalmente fecham portas (fonte).

 

Isto também me levou a outra reflexão. Normalmente, associa-se as companhias de baixo custo a menor segurança. Isto porque são companhias que procuram minimizar os gastos e poderão, em teoria, recorrer a despesas em segurança mínimas para poupar. Já neste blogue tentei demonstrar que não é bem assim, pelo contrário, as companhias de baixo custo são das que mais segurança apresentam, por dois motivos: primeiro porque usam aviões recentes (mais seguros e gastam menos combustível) e segundo porque, exactamente por essa desconfiança natural com a segurança das mesmas, tendem em ter maior preocupação com a segurança dos seus aparelhos (imaginem, por exemplo, que o avião que caiu no vôo Rio de Janeiro - Paris era de uma low cost e não da Air France e perceberão onde quero chegar). Contudo, se as companhias grandes, com custos elevados, estão a passar nesta fase por dificuldades financeiras, não deveriam ser estas neste momento o alvo da desconfiança por parte dos utilizadores de avião?

publicado por Jorge A. às 06:52
link do post | comentar
26 comentários:
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 12:17
A tua dificuldade de análise resulta da percepção errada que a produtividade é função inversa do ordenado. Quando eu já te expliquei que um caixa de um supermercado ganha o dobro em Espanha e nem por isso o Belmiro perde dinheiro!

A TAP tem agora uma marca branca, onde as tripulações de cabine ganham 500€ e no voos com início e fim em Lisboa, não dão direito a ajuda de custo... é bom para a TAp no imediato ...
De Jorge Assunção a 18 de Junho de 2009 às 19:23
Não há aqui nenhuma dificuldade de análise, a BA paga o dobro a um funcionário de cabine do que paga a Virgin Atlantic. Isso explica em boa parte o porquê que a BA teve prejuízo, enquanto a Virgin Atlantic teve lucro:
http://pt.euronews.net/2009/05/26/lucros-da-virgin-atlantic-duplicam/
http://pt.euronews.net/2009/05/22/british-airways-com-prejuizo-historico/

Mas já percebi que o Manuel defende o modelo da British Airways.

E sobre a nossa TAP também não há muito a dizer, uma vez que é prejuízo atrás de prejuízo.
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Grupo-TAP-com-prejuizos-acima-dos-300-milhoes-de-euros.rtp&article=216468&visual=3&layout=10&tm=6
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 20:10
A solução passa sempre por explorar os empregados! Mas os empregados são pessoas e as pessoas fazem parte da vida! Eu sei que isso é uma realidade terrível!

Eu sei que a solução passaria pela escravatura, por ir a África apanhar novamente os pretos e colocá-los a trabalhar como funcionários de cabine, apenas por uma taça de farinha de mandioca por dia... Sim isso seria o paraíso!
De Jorge Assunção a 18 de Junho de 2009 às 21:06
Não. A solução passa por ter uma actividade rentável de negócios que sustente os salários que pagam. É com prejuízos aquilo que é um salário bom, rapidamente torna-se em salário nenhum. Salvo se o Estado, lá está, achar por bem sacar ao contribuinte.
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 21:14
Repara, para ti tudo se resume aos chorudos ordenados que os gulosos dos empregados auferem. Esqueces-te que a Virgin só opera nas rotas mais lucrativas, enquanto a British tem que assegurar todas as rotas, incluindo as Maldivas! A Virgin operando apenas no que dá lucro paga aos empregados pela metade! Mas se para ti a sociedade se baseia numa relação de exploração do homem pelo homem, recomendo-te alguns paraísos: Somália, China, etc..
De Jorge Assunção a 18 de Junho de 2009 às 21:21
"Esqueces-te que a Virgin só opera nas rotas mais lucrativas, enquanto a British tem que assegurar todas as rotas, incluindo as Maldivas!"

Sim, é isso mesmo que explica que pague aos seus funcionários o dobro. O mesmo acontece em Portugal com a TAP, o problema é que esse tipo de rotas devia ser subsidiado directamente pelo o Estado, mas a rota devia estar aberta a todas as operadoras. O que os Estados fazem é privilegiar um conjunto de gigantes nacionais que são autênticos gastadores de dinheiro público.

"Mas se para ti a sociedade se baseia numa relação de exploração do homem pelo homem"

Não, para mim o marxismo é uma farsa. Tal como o Manuel só usa essas frases muito bonitas, mas sem grande sentido face à realidade existente.
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 21:25
Tu ainda não conheces a realidade existente. Ela está só a começar... e é aos mais jovens que ela vai sair mais cara.
De Jorge A. a 18 de Junho de 2009 às 21:53
Não, Manuel. A realidade vai ser cara aos jovens porque Portugal vai continuar a empobrecer. Mas é exactamente porque tanta e tanta gente continua a acreditar no que o Manuel acredita. Este Portugal feito por socialistas e sociais-democratas é a prova viva de que o que o Manuel defende não resulta. O Manuel, em vez de perceber isso, defende ainda mais do mesmo: em doses ainda mais exageradas.
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 22:02
Pensa um pouco: porque é que todos os paises ricos pagam melhores ordenados? Isso conduzi-los-ia rapidamente a ficarem pobres, inevitavelmente.

Porque é que nós pagando os ordenados mais baixos da europa não estamos a crescer? Não devíamos ser muito mais competitivos?

Ora acontece que tu queres encontrar uma solução para um futuro melhor, e julgas que o "socialismo" que nunca existiu em Portugal, é o mal dos males e a solução passa por o erradicar! Quando o que tu tens que erradicar é este patronato e gestores e substituí-los por outros mais esclarecidos e mais competentes. Nem que para isso os tenhas que ir buscar ao estrangeiro.
De Jorge A. a 18 de Junho de 2009 às 22:06
"porque é que todos os paises ricos pagam melhores ordenados?"

Porque produzem coisas com valor acrescentado. Coisa que nós não conseguimos. Quanto muito afirmamos que inventamos o Magalhães quando toda a gente sabe que aquilo são componentes maioritariamente vindos de fora e a ideia nunca foi nossa.

"Porque é que nós pagando os ordenados mais baixos da europa não estamos a crescer?"

Isso é mentira. No leste há quem pague mais baixo do que nós para maior produtividade. Isso é que tem sido a nossa morte. É a chamada falta de competitividade.

"julgas que o "socialismo" que nunca existiu em Portugal, é o mal dos males e a solução passa por o erradicar"

Não sei se já existiu ou não existiu. Sei é que, por exemplo, no mercado de trabalho temos dos mercados de trabalho mais inflexiveis da europa e ninguém parece disposto a mudar isso.
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 22:11
Desculpa mas isso não é verdade! Uma batata é uma batata. Um litro de leite é um litro de leite.

Em Espanha a caixa que o vende, ganha o dobro da caixa portuguesa e o valor acrescentado é o mesmo, o mesmo. Desculpa que te diga mas andam-te a enganar com essa história!

Lavar as estradas em Nova Iorque ou em Lisboa tem o mesmo valor acrescentado!
De Jorge Assunção a 18 de Junho de 2009 às 22:18
"Lavar as estradas em Nova Iorque ou em Lisboa tem o mesmo valor acrescentado!"

Nas estradas de Nova Iorque circulam os que inventaram o Magalhães, nas estradas de Portugal circulam os que montam os Magalhães. Dado que os primeiros são relativamente mais ricos, os primeiros podem pagar mais a quem lhes lava a estrada.
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 22:28
Então não tem nada a ver com o valor acrescentado! Finalmente estamos de acordo! Boa! Que eu precisava de ir dormir e estava a ver que não acertava uma!
De Livia Borges a 18 de Junho de 2009 às 16:11
A tua análise peca por desconhecimento.
Primeiro, aviões recentes versus aviões antigos, significa que os mais recentes têm menos probabilidades de ter acidentes porque são mais novos?
Aconselho-te umas conversas de pé de orelha com dois mocinhos que até percebem de aviões e de companhias aéreas e de funcionamento dos dois - e tu sabes quem são os mocinhos...
De Jorge Assunção a 18 de Junho de 2009 às 19:05
"Primeiro, aviões recentes versus aviões antigos, significa que os mais recentes têm menos probabilidades de ter acidentes porque são mais novos?"

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,149260,00.html

"Industry executives and many other experts counter that a plane's age can be almost irrelevant to its safety."

Repara na expressão utilizada: "quase irrelevante". O que significa que não é irrelevante. E "many other experts", não todos os peritos. Contudo, reconhecem que um avião mais velho necessita de mais manutenção - maior custo, portanto. De resto, é interessante pensar, por exemplo, no motivo pelo qual o avião da Air France terá caído. Vamos supor que foi culpa dos censores de que tanto se fala (e que, pelos vistos, algum pessoal da Air France levou a sério tal hipótese, basta atentar às exigências que fizeram à companhia), o que está em causa? Que sensores mais antigos não eram tão eficazes quanto os sensores com tecnologia mais recente. Claro que, haverá sempre alguém disposto a dizer que o problema aqui não é o da idade em si, mas o da substituição dos sensores não ter sido realizada imediatamente.
De Miguel Borges a 18 de Junho de 2009 às 22:45
Deixa-te ficar pela politica Jorge, por favor...
De Jorge Assunção a 18 de Junho de 2009 às 23:12
Eu fico-me pela política quando me explicares Miguel se o avião não tem um ciclo de vida e se o avião não sofre fadiga.

http://en.wikipedia.org/wiki/Aloha_Airlines_Flight_243

E mais isto:
http://www.redorbit.com/news/politics/474353/us_proposes_age_limits_for_commercial_aircraft/

"U.S. aviation regulators proposed for the first time on Tuesday operating limits for commercial aircraft to help avoid the most serious age-related metal fatigue cracks and other damage."

Mas claro que eu não sou especialista.
De Livia Borges a 19 de Junho de 2009 às 10:39
Um avião cai até por falta de um parafuso em condições! E o parafuso tanto pode estar num avião com um ano, como num avião com trinta anos!
Tudo depende da manutenção da aeronave.
De Miguel Borges a 19 de Junho de 2009 às 22:25
Não, não és um especialista ou melhor és um especialista, a ler artigos Norte Americanos e a ler estatisticas, e como sabes elas dizem-te que o erro humano é o principal factor dos acidentes aeronáuticos e a tendência geral de comparar um avíão a um carro é completamente errada um avião de 20 anos de idade não é necessariamente velho , todos os seus sistemas são renovados ao longo dos anos e a sua manutenção é muito restrita ao ponto de saberes quem apertou o parafuso nº32 de um qualquer componente estrutural da aeronave e mais,a força em dinamómetros que se aplicou a esse mesmo parafuso e mais, quem o apertou, e tu já abriste o capot do carro para ver o óleo? aconselho-te a consultar a estatistica de acidentes provocados por quem não o faz. Tens razão tudo tem um ciclo de vida inclusive a tua maneira usual de pensar e de te colocares perante quase tudo.Pergunta ao teu tio que teve uma vida a fazer com que os aviôes da TAP não caissem, talvez te ajude mais do que .... ;-)
De Daniel João Santos a 18 de Junho de 2009 às 19:56
Eu vou mais longe, desconfio deles todos.

Depois da queda do avião, agora um piloto morre no ar. Diga-se que 61 anos é demais para um piloto.
De manuel gouveia a 18 de Junho de 2009 às 21:27
Reformado e contratado a uma empresa de trabalho temporário contornando os testes médicos da empresa. Acontece também com todos os charters. O que caiu em Faro o comandante tinha 65 anos.
De António de Almeida a 18 de Junho de 2009 às 23:09
Depois da queda do avião, agora um piloto morre no ar. Diga-se que 61 anos é demais para um piloto.

-Daniel, tens a certeza que existe maior probabilidade de morte súbita após os 60 anos? Ontem morreu o maestro José Calvário, após ter sofrido um enfarte aos 58 anos. Nem vale a pena falar nos jogadores de futebol, Pavão, Feher etc...
De Jorge A. a 19 de Junho de 2009 às 12:23
"Diga-se que 61 anos é demais para um piloto."

http://www.leftseat.com/age60.htm

Existe controvérsia no caso. Como o link indica, recentemente nos EUA, a idade máxima foi aumentada dos 60 para os 65 anos.
De Ana Campos a 19 de Junho de 2009 às 10:51
Como tenho muito medo de andar de avião desconfio de todas as companhias.
Depois de casa arrombada trancas à porta, é assim como funciona o mundo em que vivemos.
Para as companhias aéreas a preocupação começa até cair um avião deles, porque até lá é só facturar.
Depois cai no esquecimento até caír o próximo, até lá boa sorte.
De Jorge A. a 19 de Junho de 2009 às 12:39
"Como tenho muito medo de andar de avião desconfio de todas as companhias."

"Para as companhias aéreas a preocupação começa até cair um avião deles, porque até lá é só facturar."

É por muita gente desconfiar que talvez se justifique que no que à segurança diz respeito, as companhias aéreas tenham particularmente atenção à mesma (nesse aspecto, não acho que a preocupação só comece quando um avião cai). E, no fim, o avião acaba por ser o meio de transporte mais seguro do mundo. :)
De Livia Borges a 21 de Junho de 2009 às 13:33
A Ana Campos é um bocadinho estúpida...

Comentar post

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Mais sobre mim

Contacto

jorgeassuncao@europe.com

Subscrever feeds

Pesquisar neste blog

Links

Arquivos

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Secções

desporto(383)

politica nacional(373)

cinema(291)

economia(191)

música(136)

ténis(132)

humor(131)

futebol(130)

eleições eua(118)

estados unidos(115)

portugal(115)

blogs(109)

miúdas giras(93)

jornalismo(88)

politica internacional(87)

governo(79)

televisão(74)

blogosfera(69)

oscares(68)

pessoal(55)

todas as tags

blogs SAPO