02
Jun09
Dos imprevistos
Jorge A.
Os pilotos são avisados com antecedência das condições meteorológicas da rota que vão percorrer e, mesmo durante a viagem, são auxiliados por um radar de bordo, preparado para identificar as situações com que se vão deparar no percurso. Ainda assim, "os imprevistos acontecem", diz Jorge Sucupira, que operou, durante 42 anos, aparelhos da companhia de aviação brasileira Varig e que, hoje, é o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), em São Paulo, no Brasil. O ex-piloto justifica esses imprevistos com "as alterações climáticas a que o mundo hoje assiste", originadas "pelos estragos que os humanos causam ao planeta". De acordo com o líder da APPA, que teve nas mãos muitos aviões da fabricante norte-americana Boeing, "a intertropical é um fenómeno controlável, graças à tecnologia que a indústria da aviação tem desenvolvido". No entanto, diz que "na natureza, tudo é possível".
No Público de hoje. Não tarda e ainda explicam a queda do avião da Air France com as alterações climáticas. Talvez isto explique como é que se fazem este tipo de estudos.