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Despertar da Mente

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

Despertar da Mente

08
Nov08

Guerra o Ano Todo

Jorge A.

Professores prometem "guerra o ano todo" e admitem antecipar greve nacional

 

Também prometem que vão tentar ensinar, mas não se comprometem. Já não bastava a escola ser muitas vezes um campo de batalha entre alunos e professores, também o é agora entre professores e ministério. Tenho a certeza que isto trará beneficios para o nosso ensino. Gosto especialmente deste parágrafo da noticia:

Considerando "inadmissível" que a ministra da Educação tenha hoje recusado suspender a aplicação do modelo de avaliação, o secretário-geral da Fenprof apelou ainda aos docentes para serem eles a fazê-lo, na prática, parando nas escolas todos os procedimentos relacionados com este processo.

Os professores não querem respeitar a autoridade da ministra, acho bem. Mas eu já aqui me voluntario para atirar o primeiro tomate ao professor que, seguindo a recomendação da Fenprof, venha com a conversa que os alunos não respeitam a sua autoridade.

4 comentários

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    Jorge A. 09.11.2008

    Caro António,

    "Mas a ministra consegue juntar contra si aqueles que estão contra ESTA avaliação, com aqueles que não querem sequer ser avaliados."

    O problema é que os professores que se mostram contra ESTA avaliação não apresentam modelos para OUTRA avaliação, pelo que depreendo que fazem parte dos que não querem ser avaliados. O meu ponto é que o actual clima de guerrilha é tão culpa do ministério como dos professores, e por muito que não goste do governo socialista, não me vou por do lado dos professores só porque sim. Os professores estão numa fase em que o status-quo é preferível a qualquer mudança, pelo que não tenho nenhuma expectativa que se possa fazer mudanças sérias com o apoio destes.

    Por exemplo, o António refere que "a escola deveria poder escolher o seu corpo docente", ora, para tal funcionar implica que a escola (enquanto um todo) fosse eficazmente avaliada e as direcções escolares fortemente responsabilizadas pelos resultados obtidos (caso contrário, a cunha e o conhecimento privilegiado seriam o principal motivador para a escolha dos professores) - proponha isso, e vai ver como ainda tem menos hipóteses de sucesso do que as da ministra agora.

    Para já, como as coisas estão, prefiro ESTA avaliação da ministra a NENHUMA. Para não falar do mal sinal que seria este governo voltar a ceder à pressão da rua como já o fez no caso da saúde.
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    António de Almeida 09.11.2008

    -Julgo que estaremos mais ou menos em sintonia, à parte uma ou outra questão de pormenor, quando defendo a substituição deste modelo de avaliação, parto do pressuposto que será substituído por um modelo mais simplificado do ponto de vista burocrático, e nunca, mas NUNCA, a progressão por antiguidade pode voltar a ser opção. Por isso defendo que a ministra deveria enviar o tal sinal de que falo para os moderados, afirmando disponibilidade para aperfeiçoar o modelo, substitui-lo se necessário, mas não deixar cair a avaliação. Quando a ministra afirma que não está disposta a mais alterações, assume uma lógica de tudo ou nada, unindo os incapazes aos que pretendem uma efectiva melhoria, por sinal os menos organizados, ao contrário dos sindicalistas que apenas pretendem cavalgar o protesto, ganhar visibilidade na defesa da coutada.
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    Jorge A. 09.11.2008

    "Por isso defendo que a ministra deveria enviar o tal sinal de que falo para os moderados, afirmando disponibilidade para aperfeiçoar o modelo, substitui-lo se necessário, mas não deixar cair a avaliação."

    Mas a ministra já não deu esse sinal? O quê que se passou em Abril de 2008?
    http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=339319&visual=26&rss=0

    O que os professores (e este fenómeno há muito que ultrupassou somente o ambito sindical) querem é voltar tudo à estaca zero. E assim se passa mais um governo (por sinal com maioria absoluta) em que nada é feito. Esta ministra não aprove agora o seu plano e bem pode abdicar de fazer parte de um novo governo. O próximo(a) que vier, das duas uma: ou tenta aprovar outro plano, enfrenta forte oposição e tudo se repete - ou, qual actual ministra da saúde, deixa andar e mantém-se alegremente no cargo sem grandes chatices (muito provavelmente, do ponto de vista pessoal, a melhor solução).

    Isso é reconhecer que o Sócrates tem razão, na politica em Portugal o que conta não é fazer, mas fazer que se faz. Nada mais errado.
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