6 comentários:
De Ega a 25 de Julho de 2008 às 01:16
Ora caro Jorge A.,

Até parece que não sabe interpretar o voto dos críticos do público: se um filme de acção/comics tem três duas estrelas e uma quatro estrelas então será um dos melhores filmes da década.

Por acaso também estou ansioso para ver The Dark Knight, mesmo sendo eu pouco adepto de euforias e entusiasmos de massas e um grande apreciador do mestre Tim Burton...

Outro que me está a suscitar interesse é o WALL.E (em 25.º no IMDB)

Cumprimentos e saudações cinéfilas
De Jorge A. a 25 de Julho de 2008 às 02:32
"Até parece que não sabe interpretar o voto dos críticos do público"

Não é a primeira vez que os critico, mas por defeito nunca perco a esperança...

"Outro que me está a suscitar interesse é o WALL.E"

Concordo, já o havia referido aqui:
http://mindwakeup.blogs.sapo.pt/335511.html
De Nuno Gouveia a 25 de Julho de 2008 às 01:47
Sem dúvida o Público e os seus críticos são facilmente e justamente criticáveis (passe o pleonasmo). Não só adoram maldizer os filmes mais mainstream, como também bajular os filmes mais obscuros que cá chegam. Aliás, parece que aquelas estrelas que eles dão de pontuação é uma avaliação do quão as pessoas desconhecem os filmes. Aqueles três que deram 2 estrelas ao Dark Knight, certamente dariam 5 estrelas a um qualquer filme recente de Manoel de Oliveira, ou a um drama existencial hungaro sobre pintar paredes de cor-de-rosa.

Dito isto, não acho que The Dark Knight também esteja correctamente avaliado no IMDb. Vi-o há poucas horas, não fosse o diabo tecê-las e afinal aquele filme merecer mesmo estar no 1º lugar. É um excelente filme, muito possivelmente o melhor filme do Batman ou mesmo de super-heróis já alguma vez feito, mas não é "the best thing since sliced bread". Aliás, o facto de aquele filme aparecer tão claramente à frente de obras como "O Padrinho", "Os Condenados de Shawshank", "O Bom, o Mau e o Vilão" e "Voando sobre um ninho de cucos" faz com que o IMDb, para mim pelo menos, perca toda a sua credibilidade, visto ser tão claramente violável pela opinião dos "fanboys".

É óbvio que temos aqui um caso do 8 e do 80.

Já agora, tal como o Ega, anseio pelo Wall-E, esse sim para mim o filme mais esperado do Verão.

Saudações de mais um cinéfilo.

PS: Jorge, chegaste a ver o Wanted? Fui só eu que fiquei abismalmente desapontado?
De Jorge A. a 25 de Julho de 2008 às 03:11
"certamente dariam 5 estrelas a um qualquer filme recente de Manoel de Oliveira, ou a um drama existencial hungaro sobre pintar paredes de cor-de-rosa."

Exactamente. :)

"Já agora, tal como o Ega, anseio pelo Wall-E, esse sim para mim o filme mais esperado do Verão."

Para mim o mais esperado do ano era o The Dark Knight. Mesmo porque por muito que um filme de desenhos animados seja muito bom, e este Wall-E parece efectivamente entrar nessa categoria, faltará sempre algo que só se pode obter num filme de personagens de corpo e alma.

"não acho que The Dark Knight também esteja correctamente avaliado no IMDb."

O valor neste momento certamente não corresponderá ao valor final do filme quando o número de votantes estabilizar (mesmo porque será de supor que os que primeiros que viram o filme, foram os que mais facilmente dariam voto alto ao mesmo). Lembro-me por exemplo do "The Lord of the Rings" (o terceiro, que eu por sinal acho o mais fraco dos três) ter estado durante muito tempo no top 10. Neste momento já está em 14º.

"Aliás, o facto de aquele filme aparecer tão claramente à frente de obras como "O Padrinho", "Os Condenados de Shawshank", "O Bom, o Mau e o Vilão" e "Voando sobre um ninho de cucos" faz com que o IMDb, para mim pelo menos, perca toda a sua credibilidade, visto ser tão claramente violável pela opinião dos "fanboys"."

Aqui discordo em absoluto. Porque:

1. remeto para o que já disse anteriormente sobre o facto dos primeiros a votarem terem naturalmente maior tendência a sobrevalorizarem o filme. A análise deve ser remetida para uma situação de maior estabilização do número de votos. Se com, por exemplo, 250000 votantes, o filme manter-se no primeiro lugar com um 9.4 de média, é porque dificilmente não será muito, mas mesmo muito, bom.

2. Todos os filmes que estão nos primeiros lugares têm aquilo que se pode designar de "fanboys". Depois o simples facto de um filme gerar um grande universo de "fanboys" é sinal de que é bom (tenho, por exemplo, grandes dúvidas que o Pulp Fiction tenha menos "fanboys" que o The Dark Knight alguma vez venha a ter). Em 115000 votantes, que é o número já atingido pelo The Dark Knight, é improvável que os cerca de 100000 que deram entre 10 e 9 possam ser todos eles "fanboys".

3. A grande fatia dos votantes do IMDB estão na faixa entre os 18-29 anos, onde o The Dark Knight tinha tudo para vingar.

4. Vou tentar não comentar sobre o "Vonhando sobre um ninho de cucos", que é de todos os filmes do top 10 do IMDB aquele que eu tenho mais dificuldade de visionar. Gostos não se discutem. ;)

5. Parte do top 10 do IMDB é originado pelo "hype", não vale a pena desmenti-lo - mas é todo, não é só o The Dark Knight.

6. Tenho uma teoria sobre os "Os Condenados de Shawshank" - acho que foi o facto do filme aparecer constantemente no top 3 do IMDB que permitiu ao filme manter-se lá constantemente (num efeito de dominó em que cada um que via o filme baseado no ranking, voltava a dar-lhe nota 10 ou 9). O filme em si é bom, mas nada de transcendente.

7. Os únicos filmes que para mim são irreprensiveis e merecem estar em qualquer top 10 são os dois primeiros da triologia do The Godfather.

8. O IMDB não serve para analisar posição a posição. Não me adianta de nada saber que o Star Wars está à frente do Goodfellas. Interessa-me sim saber que ambos estão no top 20 - sinal de que terão certamente algo de especial para terem agradado a tanta gente.

9. A seguir ao meu gosto pessoal, não conheço mais nenhuma ferramenta que organize os melhores filmes tão bem quanto o IMDB. Só por isso, para mim, é credível quanto baste.

"Jorge, chegaste a ver o Wanted? Fui só eu que fiquei abismalmente desapontado?"

Abismalmente desapontado não fiquei. Posso dizer que não achei nada de especial, mas como costumo dizer, é um filme para entreter que cumpre essa função. De resto, já lá vai o tempo em que eu achava o Matrix um grande filme - por isso as expectativas para este tipo de filmes já nunca são tão elevadas quanto isso.
De Jorge A. a 25 de Julho de 2008 às 03:16
Esqueci-me de referir: amanhã já terei o filme visto. Depois logo comento a minha opinião efectiva sobre o filme.
De moviewagon a 25 de Julho de 2008 às 04:15
Boa noite. Quanto às critícas colocadas no Público, são descabidas. Parece que, por um filme ser big-budget, destinada às massas e conter grandes sequências de acção, não pode ser bom. Que pensamento totalmente descabido!
Este The Dark Knight é um grande espectáculo de acção, é verdade, mas com um excelente argumento, excelentes personagens bem desenvolvidas e excelentes interpretações (especialmente de Heath Ledger e Aaron Eckhart). E novamente Christopher Nolan mostra-nos o excelente cineasta que é. Vi o filme esta noite e ainda estou assombrado pela obra. Temos aqui um épico do género Super-hero movie. E um excelnet blockbuster. Na minha opinião, o hype criado à sua volta e o seu estrondoso sucesso são bem merecidos.

Comentar post