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O The Dark Knight atingiu hoje a posição cimeira no ranking do IMDB (falta saber por quanto tempo). Ao mesmo tempo prepara-se para bater todos os recordes de bilheteira. E mantém um valor de 94% no rotten tomatoes (em 195 análises críticas, tem 183 positivas). A campanha de marketing foi pura e simplesmente brilhante, mas o sucesso do filme não se deve certamente só ao marketing - a este, quanto muito, deve-se o sucesso na bilheteira. Já o sucesso junto ao público e à critica só pode indicar que estamos perante algo de grandioso (assim espero confirmar no próximo fim-de-semana).
Mas há três coisas que me parecem garantidas. A primeira é a de que Christopher Nolan (realizador de coisas tão geniais quanto Memento, The Prestige e Batman Begins) é dos melhores realizadores da sua geração. A segunda é a de que Heath Ledger terá uma representação, se não brilhante, pelo menos a roçar o brilhantismo (mesmo as criticas negativas ao filme fazem referência à grande prestação de Ledger). E em terceiro este The Dark Knight parece ter colocado as adaptações de comics num patar de equivalência perante toda e qualquer outra obra cinematográfica.
Como resultado, não me admira nada que nos próxima edição dos óscares o nome de Nolan figure nos nomeados a melhor realizador, o de Ledger nos nomeados a melhor actor principal (ou secundário) e o The Dark Knight na categoria de melhor filme (já agora acompanhado pelo WALL-E).