Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Despertar da Mente

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

Despertar da Mente

20
Jun08

Os fantasmas, esses, são só do lado do "não"

Jorge A.

Tratado de Lisboa: UE admite dificuldades de ratificação na República Checa

Os líderes europeus admitiram hoje que, depois do “não” irlandês, também a República Checa poderá ter dificuldades para ratificar o Tratado de Lisboa, mas os 27 sublinham que não vão deixar cair o documento.
Além da República Checa, o processo está também em suspenso na Polónia, já que o Presidente conservador, Lech Kaczynski, tem em mãos há mais de duas semanas o tratado e ainda não o assinou.
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi mais longe e avisou os países de Leste que a UE não poderá concretizar os alargamentos previstos, em particular à Croácia, cuja integração deveria ocorrer até ao final da década. “Um certo número de países europeus que têm reservas sobre o Tratado de Lisboa são os mais favoráveis ao alargamento. Ora, sem Tratado de Lisboa, não haverá alargamento”, declarou.

Um misto de demagogia (porque fazer depender do tratado a possibilidade de novo alargamento é pura mentira) com chantagem (o objectivo é pela via do medo forçar países a uma posição contrária à que defendem) . Nicolas Sarkozy pensa que a partir de Paris pode governar a Europa e ameaça, sem medo de repressálias, os restantes estados-membros que em teoria estão em igualdade de circunstâncias com a França. Mas todos sabemos que a igualdade de circunstâncias é coisa que não existe... como diria Orwell: "todos somos iguais, mas há uns mais iguais do que os outros".

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Jorge A. 20.06.2008

    "pois se hoje os trabalhadores ainda desfrutam de alguns direitos e não só deveres muito temos que agradecer aos comunistas de hoje e acima de tudo aqueles que na clandestinidade muitos com o sacrefício da própria vida lutaram para que o trabalhador não fosse um mero escravo do capitalismo."

    caro Miguel não se enganou no post a comentar?

    Adiante, o amigo acredita no que bem entender, é por isso que o povo tabalhador soviético adorava os seus lideres e o povo trabalhador norte-americano sempre viveu na exploração do homem pelo homem. Aquilo que você chama direitos a agradecer aos comunistas, eu chamo inflexibilidade do mercado de trabalho, o que em vez de ajudar os trabalhadores só os prejudica... de resto, a evolução dos salários e das condições de trabalho ao longo de todo o século XX não se devem aos comunistas, nem aos sindicatos, devem-se à evolução natural de uma sociedade capitalista. Olhe por exemplo para a organização da Google ou da Microsoft e da forma como os trabalhadores destas empresas são, por assim dizer, os que tem mais "direitos", sem que nenhum sindicato ou comunista fosse necessário para que chegassem a esse ponto. Iluda-se com o que bem entender.

    "politicas de direita comandadas pelo sr Engenheiro (ou não) Socrates"

    caro miguel, você pode chamar às politicas do engº o que bem entender, mas lembre-se sempre que vive num pais com salário minimo, subsidio de desemprego, rendimento minimo garantido, serviço nacional de saúde, escola pública, abono de familia, um mercado de emprego totalmente regulado nas suas relações pelo estado e, para me ficar por aqui, num país onde o estado absorve para sí cerca de 48% da produção nacional. Mais, o engº sócrates nada fez para tentar alterar tal situação, acha que o homem, e já agora o país, é de quê? De direita? Capitalista? Melhor ainda, neoliberal? Give me a break.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Links

  •  
  • Outras Casas

  •  
  • Blogs

  •  
  • Em Inglês

  •  
  • Think Tank

  •  
  • Informação

  •  
  • Magazines

  •  
  • Desporto

  •  
  • Audiovisual

  •  
  • Ferramentas

    Arquivo

    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2009
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2008
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2007
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2006
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D