Terça-feira, 2 de Junho de 2009

Dos imprevistos

Os pilotos são avisados com antecedência das condições meteorológicas da rota que vão percorrer e, mesmo durante a viagem, são auxiliados por um radar de bordo, preparado para identificar as situações com que se vão deparar no percurso. Ainda assim, "os imprevistos acontecem", diz Jorge Sucupira, que operou, durante 42 anos, aparelhos da companhia de aviação brasileira Varig e que, hoje, é o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), em São Paulo, no Brasil. O ex-piloto justifica esses imprevistos com "as alterações climáticas a que o mundo hoje assiste", originadas "pelos estragos que os humanos causam ao planeta". De acordo com o líder da APPA, que teve nas mãos muitos aviões da fabricante norte-americana Boeing, "a intertropical é um fenómeno controlável, graças à tecnologia que a indústria da aviação tem desenvolvido". No entanto, diz que "na natureza, tudo é possível".

No Público de hoje. Não tarda e ainda explicam a queda do avião da Air France com as alterações climáticas. Talvez isto explique como é que se fazem este tipo de estudos.

publicado por Jorge A. às 15:06
link do post | comentar
6 comentários:
De António de Almeida a 2 de Junho de 2009 às 18:27
Não tarda a culpa irá dar ao George W. Bush. Fanáticos!
De Jorge Assunção a 3 de Junho de 2009 às 12:26
Pois é, já estou a ver a associação:
Bush não combate aquecimento global -> aquecimento global provoca fenómenos imprevistos que fazem cair aviação -> Bush provoca queda de avião
De commonsense a 2 de Junho de 2009 às 22:17
Tanto quanto julgo saber, só os cumulunimbus derrubam aviões. Mas a meteorologia sabe onde andam os cumuluninbus (nas frentes frias) e os aviões têm radares que os vêem. Todos os aviões se desviam dos cumulunimbus, porque não é seguro tentar passar por cima - vão acima dos 10 mil metros e até aos 15 mil - mas são contornáveis. O pior problema é quando há linhas (quase) fechadas de cumulunimbus. Dentro dum cumulunimbus, o avião é elevado até ao topo e depois empurrado para baixo, sendo raro conseguir recuperar da "descida" sem se despenhar. Além disso, há dentro dos cumulunimbus blocos de gelo sólido a voar que chegam a pesar uma tonelada (estão perto de 60 graus negativos), capazes de partir o avião, de lhe destruir o cockpit ou arrancar uma asa.
Continuo a achar estranho o que se passou com este avião. O aparelho é óptimo e a tripulação também. Não acredito que se venha a recuperar a caixa negra e nunca mais ninguém irá seber o que se passou.
De commonsense a 2 de Junho de 2009 às 22:21
Já agora: cumulunimbus e frentes de cumulunimbus são situações meteorológicas normais. Cá em baixo trazem muito vento, no hemisfério norte, de noroeste, e granizo ( blocos de gelo vão derretendo na descida). Quando são muito fortes, chamam-lhes trombas de água. Não têem nada a ver com aquecimentos ou arrefecimentos "globais"
De Jorge Assunção a 3 de Junho de 2009 às 12:28
"Não acredito que se venha a recuperar a caixa negra e nunca mais ninguém irá seber o que se passou."

Obrigado pelo comentário informado, commonsense. Quanto ao que se passou com o avião, por vezes as coisas mais improváveis acontecem. Mas também acredito que, especialmente sem a caixa negra, nem tão cedo saberemos o que sucedeu com o avião.
De commonsense a 3 de Junho de 2009 às 21:16
Obrigado Jorge. Commonsense tem uma curso de meteorologia. Há algunas mesmes um avião da TAO apanhou uma sair de Milão e ficou com uma buraco no nazir do tamanho de uma bola de futebol e conseguiu voltar e aterrar. Teve sorte; se fossse meio metro mais acima tinham morrido todos.

Comentar post

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Mais sobre mim

Contacto

jorgeassuncao@europe.com

Subscrever feeds

Pesquisar neste blog

Links

Add to Technorati Favorites

Arquivos

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Secções

desporto(383)

politica nacional(373)

cinema(291)

economia(191)

música(136)

ténis(132)

humor(131)

futebol(130)

eleições eua(118)

estados unidos(115)

portugal(115)

blogs(109)

miúdas giras(93)

jornalismo(88)

politica internacional(87)

governo(79)

televisão(74)

blogosfera(69)

oscares(68)

pessoal(55)

todas as tags

blogs SAPO

 

Twingly BlogRank