Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Despertar da Mente

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

"Democracy and socialism have nothing in common but one word, equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude." Alexis de Tocqueville

Despertar da Mente

01
Nov08

Cenários

Jorge A.

Com base na situação actual das sondagens (Pollster), tentei fazer um apanhado de alguns resultados possiveis para as eleições presidenciais norte-americanas de 4 de Novembro:

 

O caminho para a vitória de McCain:

Um resultado do colégio eleitoral que daria 274 para McCain contra 264 para Obama. McCain fica obrigado a ganhar todos os estados renhidos (Florida, Georgia, Carolina do Norte, Indiana, Missouri, Dakota do Norte e Montana), bem como todos aqueles que tem inclinação para Obama (Nevada, Colorado, Virginia e Ohio). Outra hipótese que McCain persegue nos últimos dias passa por uma vitória improvável na Pensilvânia - isso implica, face ao cenário que adopto, que McCain poderia ceder o Colorado e o Nevada, ou apenas um destes estados mais a Virginia, ou o Nevada e o Ohio para Obama e ganhar. No entanto, a táctica de atacar a Pensilvânia parece-me que tem mais uma motivação psicológica de causar nervossismo entre o sector democrata e procurar dar esperança ao sector republicano do que outra coisa, ou seja, do lado de McCain percebe-se que face à escassez de recursos e tempo, jogar ao ataque na Pensilvânia será a melhor solução para criar fricção na corrida em muitos dos outros estados em disputa.

 

O caminho para o empate:

A divisão igual de 269 votos eleitorias para McCain e Obama. Em relação ao cenário anterior a única coisa que muda é a colocação do Nevada no lado democrata. Um cenário de empate diferente do que havia traçado à poucos dias atrás, onde ainda assumia como possível a queda do New Hampshire para o candidato republicano - neste momento essa hipótese parece-me extremamente complicada. Convém contudo realçar que em cenário de empate o mais certo continua a ser a nomeação de Obama como próximo presidente dos EUA.

 

Landslide para Obama:

 

Um cenário que garante 396 votos eleitorais para Obama contra 142 para McCain. O interessante é que o cenário aqui exposto é, tendo em conta as sondagens, muito mais credível que o da vitória de McCain. A única coisa que aqui assumo é a queda de todos os estados renhidos para Obama. Podia ter ido mais longe colocando os três estados com inclinação para McCain (Arizona, Mississipi e Dakota do Sul) no lado de Obama. Isso garantia mais 19 votos eleitorais para Obama.

 

Um cenário previsível:

 

Que garante 352 votos eleitorais para Obama contra 186 para McCain, não muito longe do landslide, portanto. Assume que todos os estados com inclinação para Obama ou McCain assim permanecerão e entre aqueles que estão renhidos a Geórgia, Carolina do Norte, Indiana e Montana caiem para McCain, enquanto Florida, Missouri e Dakota do Norte caiem para Obama. É minha opinião contudo que um ou dois dos três grandes estados voláteis (Florida, Ohio e Pensilvânia) cairá para o candidato republicano no dia de eleições.

 

Mas ainda sem dar como certa a vitória de Obama (remeto para o meu último post), a coisa a retirar daqui é que tendo em conta as sondagens a vitória de McCain parece tarefa complicada. Ganhe o candidato republicano e o pessoal das sondagens terá uma noite complicada de digerir.

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

  •  
  • Outras Casas

  •  
  • Blogs

  •  
  • Em Inglês

  •  
  • Think Tank

  •  
  • Informação

  •  
  • Magazines

  •  
  • Desporto

  •  
  • Audiovisual

  •  
  • Ferramentas

    Arquivo

    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2009
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2008
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2007
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2006
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D